Thursday, February 24, 2005

Os anos 90

Olhando agora, realmente houve uma revolucao tecnologica nos anos 90. Todos os meus professores de geografia diziam isso, mas so' agora da' pra compreender isso. Na epoca, eu estava ocupado demais tentando entender e acompanhar a evolucao dos computadores e de suas tecnologias pra pensar nisso a fundo. Ainda mais que hoje em dia a escalada diminuiu seu ritmo - segundo li no slashdot, Papai Noel deveria ter deixado processadores de 10GHz em nossos sapatinhos na janela, ao inves disso, ainda estamos com nossos mais-que-suficientes Athlons e PentiumsIV de 2GHz (no maximo, 4). Agora sim da' pra pensar nisso.

Mas em parte me recusei a acompanhar isso. Em 1991, eu adquiria meu primeiro computador, um Hotbit 1.2 com drive 5.25" 360Kb, megaRAM de 256Kb e alguns cartuchos/disquetes/fitas cassetes (lembro que esse foi o primeiro computador que eu comprei, nao o que usei - programo desde 1988). Em 1993, atingia meu auge na codificacao de programas em BASIC - lembro que eram extremamente confusos e complexos, sem comentarios nem espacos em branco, para economizar memoria e aumentar a velocidade. E eu lembrava _exatamente_ que para que a subrotina na linha 1420 servia, sem consultar nada! Hoje preciso anotar na mao o nome de certas funcoes.

Aproximadamente nesta epoca, meu pai comprou um PC-XT - horrivel, mas tinha 80 colunas. Na epoca pensei porque meu pai nao havia comprado um MSX2, ou mesmo um Apple][c como o de meu tio-primo Mauro com cartao de 80 colunas e magic window. Nunca soube a resposta, mas odiei aquele computador grande, monocromatico e [aparentemente] sem graficos bacanas. Joguinhos? Cat, Digger, GP. o Cat e' muito legal, depois descobri o Prince of Persia, e pensei se haveria uma versao para Apple, que tinha o grande Karateka e o Conan ("vire o disco, por favor").

Entretanto, os PCs cresciam e logo todo mundo tinha um - meu amigo Rodrigo tinha um 286, muito rapido! Mas em 1993 eu ainda estava aprendendo o assembler z80 em casa, ao mesmo tempo que na Sao Paulo Informatica eu era monitor dos cursos de MsDos, Wordstar, Lotus 123 e dBaseIII (quando fiz o curso, em 92, tirei quase 10 em todas as materias). Havia uma sala repleta de 386s com monitores MDA, sem HD, com floppies de 3.5". Aprendi a programar em Clipper, o que me garantiu um emprego 2 anos mais tarde. E, no entanto, eu pensava sempre em ter um MSX turboR ou um Amiga 500. Computador colorido e com musica e' o que liga!

Mas logo vieram os Syncmaster 3 e placas SVGA de 1Mb (300 e 100 dolares, em 1996), e aih comecou o problema: como fazer programas graficos? Neste ano, aprimorei minha habilidade em C e em 1997 comprei um livro que mudou a minha vida, o Zen of Graphics. Estudei ele com atencao e rigor ate' o capitulo 21, que tratava de desenhar poligonos 2d, pulando outros topicos como desenhar nos modos de 32bits/cor. Na verdade, 320x200 /256 cores estavam mais que suficientemente bons para o que eu queria fazer: Jogos! Agora lembrei que eu ja' tinha um certo conhecimento de como desenhar no modo 320x200, mas faltava o mais basico: fazer buffering, o modo correto de desenhar os shapes (redesenhar toda a tela NAO e' lento!!!) e de gerenciar a tela, etc... Havia escrito um RPG grafico, o "Lagarto Lambao Adventure", baseado num rpg texto que eu e o lvaruzza haviamos feito, mas o resultado era muito ruim. Flickering, etc.

Foi uma epoca febril - escrevi bibliotecas em C++ para fazer graficos 2d, janelinhas, controles, etc. Achei um bug no GCC (eu usava o djgpp na epoca) que impediu meu programa de aceitar caracteres digitados (so' podia se usar o mouse, entao). Fiz um shooter 2d (sem musica), e um editor de sprites. Houve, entao, o Primeiro Grande Crash da HD, em 1998.

Perdi tudo o que havia escrito, inclusive algumas historias do "Homem da mascara de papelao". Nao voltei mais a escrever aplicacoes graficas no PC.

1997 foi o ano que tomei maior contato com a Internet, na PUC-Campinas. O Hotmail nao era da Microsoft ainda, o Yahoo era o melhor search, mas eu nao sabia direito o que fazer com isso, alem de mandar e-mails. Eu gostava de baixar coisas via FTP, mas nao sei direito o que eu tanto baixava. Emuladores de Apple/MSX, joguinhos para estes. Eu ja' nao tinha mais meu MSX, havia trocado o mesmo por uma Caloi 10 com o Herman em 1996 ou 97, acho. Depois recobrei o mesmo em 99, acho. Conversava no IRC, e lembrava dos tempos toscos da BBS e modens de 2400 bauds. Entretanto, conectava-me `a internet atraves da antiga provedora de BBS e com um modem de 9600 bauds. Depois eu comprei meu modem de 33600bauds, que nao funcionava no linux.

Ah, o Linux. Eu nunca quis que ele fosse instalado no meu computador, mas o lvaruzza fez questao de instalar um Slackware no meu pobre 586, assim eu poderia aprender as coisas junto com ele. Mas o que eu queria na epoca era programar em Assembler 80x86, e o Linux tinha coisas medonhas como memoria protegida, que eu nem sonhava em mexer. Bem, ele aprendeu muito mais que eu em Linux, mas eu ate' que me virava um pouquinho. Mas fui influenciado, tanto que escrevi ls.com, um clone do ls do linux, com algumas opcoes, em assembler, para o MSDOS.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?