Thursday, June 09, 2005

O sentimento de posse

O que e' a posse? A posse de objetos materiais (pessoas incluidas) nao existe senao na mente das pessoas. Minha carteira so' e' "minha" pois as pessoas a reconhecem como tal. Aves e outros bichos, migratorios ou nao, nao reconhecem as fronteiras humanas, tem suas proprias. Pessoas prendem caes em suas casas, para que o territorio deste coincida com o da casa e este o proteja.

No mundo da computacao, e' diferente. A posse de determinados "objetos" definidos em computacao e' algo intrinseco ao mesmo, mas e' o objeto em questao que tem sua existencia questionavel - afinal, num computador pode apenas existir a representacao de um objeto real, ou seja, algo que identificamos com um objeto real ou possivel de ser real.

Resumindo: no mundo dos objetos reais, a posse e' ilusoria; no mundo dos objetos ilusorios, a posse e' real.

Agora leia esta noticia:

http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/DiversaoInterna_090605.html

E' a historia de dois garotos chineses que ganharam juntos, num jogo online, uma espada. Um deles, Zhu, vendeu a espada por 870 dolares (imagino que seja uma fortuna na China) a um terceiro, e nao dividiu nem consultou o companheiro Qiu.

"Quando Qiu tentou recorrer à polícia, foi informado de que as leis locais não protegem itens virtuais. Zhu também se recusou a pagar ou a devolver o objeto, e acabou esfaqueado no peito."

Qiu foi condenado `a pena de morte, que pode ser comutada a prisao perpetua, ou seja, escravidao para sempre do governo daquela Republica Popular.

Por que nao existe protecao aos bens "virtuais"? Nao se diz que "divida de jogo e' sagrada"? Roubar numeros de cartao de credito pela internet nao e' crime? Ta' bom, e' diferente. E' "Acesso nao-autorizado a informacoes confidenciais".

Creio que seja impossivel proteger a propriedade de bens "virtuais", pois teoricamente estes podem ser criados e destruidos arbitrariamente, por qualquer pessoa com acesso suficiente ao sistema que mantem o mundo "virtual". Ao contrario dos bens "reais", que podem ser criados e destruidos arbitrariamente apenas por entidades de existencia questionavel.

Viajando um pouco, se voce tiver bastante energia (eletrica!) o suficiente, e claro, tecnologia avancada, voce pode criar materia do "nada" (se e' que energia e' nada), e poderia construir qualquer objeto que quisesse. No dia que todos puderem fazer isso, a energia sera' o bem mais precioso, e a sociedade precisara' punir aqueles que a roubam. Sera' preciso algum tipo de regulacao sobre o que um sujeito podera construir com a energia "dele".

Na minha opiniao, a nocao de realidade e' particular a cada individuo. A de posse tambem. O que as leis protegem, na verdade?

dfcp

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?